Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Dicas para preparar um Jantar a Dois

Escrito por Rodrigo Clasen


Risoto de gorgonzola e nozes

Receita – Risoto de Gorgonzola com Nozes e Mignon Grelhado


Para termos uma grande noite, não basta somente elaborar um bom cardápio e caprichar na preparação, é fundamental criar um clima romântico em torno do jantar. Organizar a mesa, iluminação indireta, música suave, aromas agradáveis e tudo mais que lhe vier à imaginação.
E então, como devemos começar? Nossa dica é que primeiramente coloquem o vinho para refrescar até atingir a temperatura ideal para degustação, depois organizem a mesa, com uma bonita toalha de mesa, aquele jogo de jantar e de talheres que só usam para receber as visitas, sim vocês devem usar com vocês próprios tudo que tem de melhor, preparar as velas para iluminar o ambiente, ligar uma música suave e pronto, é só ir para a cozinha iniciar os preparos.
Procurem fazer todos os preparos juntos, a surpresa também é boa, mas a cumplicidade do momento da preparação até a conclusão do prato e a degustação fazem com que a noite seja inesquecível.

Vinho da noite: Vieja Parcela, uva Tannat, Safra 2008

Ingredientes:



Preparo do Risoto
1 xícara de arroz Arbório
150 mL de vinho branco seco
2 tabletes de caldo para arroz dissolvidos em água fervente (A escolha do caldo influencia o sabor final do arroz)
3 colheres de sopa de nozes picadas e/ou moídas
100 g de queijo gorgonzola picado
1 cebola branca pequena picada



Modo de Fazer:


Refogue a cebola até que fique transparente. Adicione o arroz e frite-o, mexendo sempre. Quando o arroz estiver bem frito, adicione o vinho e continue mexendo até que ele tenha evaporado. Após a evaporação do vinho vá acrescentando o caldo, concha a concha e continue mexendo. Um pouco antes do arroz ficar pronto acrescente o gorgonzola e as nozes e continue mexendo até o queijo derreter bem.  Corrija o sal se achar necessário.

Para a Carne

Corte 500 g de filé mignon em bifes com cerca de 2 cm. Tempere-os com sal e pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira no fogo alto até que fique bem quente. Não é necessário óleo para grelhar o mignon. Deixe-o aproximadamente por 2 minutos.




Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

1 comentários :