Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Risoto de Funghi

Escrito por Rodrigo Clasen

Risoto de Funghi


Risoto de Funghi

Risoto tem se tornado nosso principal prato, as diferentes combinações possíveis nos faz ser grandes apreciadores deste tradicional prato italiano.

Desta vez preparamos um Risoto de Funghi, com cerca de 30 minutos para ficar pronto, este é um prato rápido, simples e que dificilmente desagrada os convidados do jantar, por isso é sempre uma boa opção para o cardápio de um jantar a dois ou entre amigos.

Se desejas agradar seus convidados e ouvir muitos elogios após a refeição com certeza esta pode ser uma das escolhas para a noite.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 50 g de funghi porcini
  • 50 mL de vinho branco
  • 1,2 L de caldo de carne
  • 1 cebola pequena
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta a gosto

  • Modo de Preparo


    Lave o funghi porcini para retirar o excesso de terra que normalmente vem neste cogumelo.

    Em um refratário hidrate o funghi com os 200 mL de água morna por 30 minutos, ao final dos 30 minutos retire o funghi, pique-o em pedaços menores e reserve. Transfira lentamente a água em que hidratou o funghi para outro refratário e junte esta água com o caldo de carne.

    Leve o caldo para esquentar.

    Em uma panela esquente o óleo e refogue a cebola, quando ela estiver transparente adicione o arroz. Frite-o por cerca de 3 minutos, ou até que as pontas comecem a ficar transparentes.

    Neste ponto adicione o vinho branco, mexa sempre até que o vinho evapore. Quando o vinho evaporar adicione duas conchas do caldo ou o suficiente para cobrir o arroz. Sempre mexendo vá adicionando o caldo aos poucos até que o arroz fique completamente cozido.

    Quando o arroz estiver no ponto adicione o funghi e o parmesão e mexa bem, corrija o tempero, se necessário.

    Sirva acompanhado de um medalhão de mignon grelhado.

    Serve 2 pessoas

    Bom Apetite!






    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário