Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Arroz Carreteiro

Escrito por Rodrigo Clasen

Arroz Carreteiro


Arroz Carreteiro

O arroz carreteiro é um prato típico do sul do Brasil. Sua história surgiu a partir das jornadas dos viajantes que cruzavam o sul do país em seus carros de boi para transportar mercadorias até os centros comerciais do país, principalmente São Paulo.

Tradicionalmente é feito com charque, pois o charque é um método de conservação de carnes e foi muito utilizado por estes viajantes, que cozinhavam a carne, junto do arroz, cebola, tomate, alho e algumas vezes alguma outra carne, tipo linguiça.

Hoje em dia também é preparado com sobras de carne de churrasco ou mesmo uma carne cortada em pequenos cubos e frita na panela de ferro.

Ingredientes


  • 300 g de carne em cubos ou sobra de churrasco
  • 1 xícara de arroz 
  • 1 cebola picada 
  • 1 tomate picado 
  • 2 dentes de alho picados 
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 cenoura grande em rodelas
  • (opcional)
  • 1 batata salsa média em rodelas
  • (opcional)

    Modo de Preparo


    Preparo Arroz Carreteiro
    Tempere a carne com sal e pimenta, caso você não faça seu carreteiro com sobras de churrasco ou charque.

    Em uma panela de ferro bem quente coloque um pouco de óleo e quando o óleo esquentar coloque a carne para fritar. Frite a carne por 3 minutos ou até começar a dourar e junte a cebola picada em cubos pequenos. Se optar por utilizar a cenoura inclua ela neste momento.

    Quando a cebola começar a ficar transparente adicione o alho picado e refogue por uns 2 minutos.

    Adicione o tomate mexa bem e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Após esse tempo adicione o arroz mexa bem e deixe fritar um pouco.

    Adicione água até cobrir o arroz, fazendo com que a água fique uns 2 dedos acima do arroz e tempere com sal, se necessário. Neste momento você inclui a batata salsa caso tenha optado por usar.

    Quando levantar fervura baixe o fogo e cozinhe o arroz até a água secar.


    Bom Apetite!






    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário