Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Carré de Cordeiro com Crostas de Ervas e Molho Reduzido de Balsâmico

Escrito por Rodrigo Clasen

Carré de Cordeiro


Carré de Cordeiro

O cordeiro é uma carne bastante saborosa, mas apreciada por poucos, principalmente por seu sabor levemente adocicado e aroma marcante. Com cortes bastante conhecidos como a paleta, lombo e o próprio carré, talvez o carré francês, o utilizado nesta receita, seja o visualmente mais bonito, além, lógico de muito saboroso.

Ingredientes


Carré de Cordeiro com Crosta de Ervas


  • 400 g de carré de cordeiro
  • 100 g de manteiga derretida
  • ½ maço de salsinha
  • Raspa de 1 limão siciliano
  • 100 g de farinha de rosca
  • Sal e Pimenta a gosto
  • Óleo

Molho Reduzido de Balsâmico e Mel


  • 50 mL de vinho tinto
  • 100 mL de vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de mel

  • Modo de Preparo


    Em um processador de alimentos prepare a crosta juntando a salsinha, a farinha de rosca, a raspa do limão siciliano e a manteiga derretida. Bata até que forme uma pasta.

    Carré Francês
    Em seguida, em uma frigideira bem quente, sele o carré de todos os lados até que fiquem dourados. Aqui uma boa sugestão é a de passar o óleo na carne ao invés de regar no fundo da frigideira, assim se evita que o excesso de óleo queime gerando fumaça por toda a casa. Feito isso leve o carré ao forno pré-aquecido a 180º C para assar por 10 minutos.

    Após esse tempo retire o carré do forno e espalhe a crosta somente no lado superior da carne e retorne-a ao forno por mais 10 minutos, ou até a crosta ficar dourada. Este tempo deve deixar a carne rosada por dentro, se preferir que fique bem passada deixe mais uns 10 minutos.

    Para fazer o molho reduzido de balsâmico que acompanhou a carne coloque em uma panela pequena o vinho tinto, o vinagre balsâmico e o mel e deixe reduzir a 1/3 do volume inicial ou até adquirir uma consistência mais espessa.

    Sirva acompanhado de Risoto de Brie e Damasco.

    Carré de cordeiro e risoto
    Serve 2 pessoas

    Bom Apetite!






    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário