Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Hambúrguer de Carne com Nozes

Escrito por Rodrigo Clasen

Hambúrguer de Carne com Nozes

Hambúrguer de carne com nozes
Na onda dos hambúrgueres gourmet comecei a testar uma combinação que me soava interessante e poderia trazer uma boa experiência gustativa. A partir daí começaram as experiências até que obtivesse uma combinação em que os sabores das nozes e da carne se completassem e ficassem em evidência na preparação, eis que finalmente depois de alguns testes encontrei uma combinação que me satisfez o paladar.


Ingredientes

  • 200 g de contrafilé moído
  • 60 g de gordura do contrafilé
  • 80 g de nozes picadas
  • 2 pães de hambúrguer
  • Fatias de queijo mussarela a gosto
  • Rúcula a gosto
  • Salsinha a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto


Modo de Preparo


Para montar o hambúrguer para cada 100 g de contrafilé utilizei 30 g de nozes, primeiramente pique a as nozes e toste em uma frigideira, a carne você pode comprar moída ou moer em um processador em casa, a liga para o hambúrguer foi dada com a própria gordura da carne, não utilizei nenhum outro produto que as receitas indicam por aí na internet. Hambúrguer de carne com nozes e vinho
Misturei a carne, as nozes e salsinha, temperei com sal e pimenta, separei em porções de 130 g para cada hambúrguer, podendo ser menor caso você prefira, abri em formato de disco e deixei descansar por 30 minutos na geladeira. Enquanto isso preparei o pão, que tostei no forno antes para deixa-lo mais crocante, fatiei o queijo, utilizei queijo brie neste hambúrguer e lavei a rúcula. Já usei dois molhos distintos para compor o prato e ambos ficaram muito bom, um feito a partir da mostarda dijon e outro a partir do molho inglês. Para a montagem dos hambúrgueres eu e a Carol procedemos da seguinte maneira. Fritamos os hambúrgueres até que estivessem no ponto, na mesma frigideira, colocamos os pães já tostados e cortados para dourar pela parte de dentro, passamos manteiga e deixamos dourando, retiramos os pães, voltamos o hambúrguer para frigideira e dispusemos as fatias de queijo sobre o hambúrguer para que elas derretam um pouco. Depois do queijo derretido colocamos uma colher de molho sobre o pão, o hambúrguer com o queijo derretido e as folhas de rúcula, cobrimos com o outro pão e servimos com batatas fritas ou aipim frito.


Bom Apetite!






Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

0 comentários :
Postar um comentário