Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Excelente Panqueca de Espinafre e Ricota da Rita Lobo

Escrito por Rodrigo Clasen

Panqueca de Espinafre e Ricota

Panqueca ou Crepe?

Panqueca de Ricota e Espinafre coberta com molho Bechamel e Nozes Chegando o verão, com ele o calor. Neste momento os pratos leves e simples são uma boa pedida. Para isso uma sugestão que damos é uma deliciosa panqueca com recheio de espinafre, ricota e uvas passas. Este é um prato de preparação simples e ótimo para ser servido no jantar ou no almoço. Pesquisando um pouco sobre as diferenças entre panquecas e crepes, no livro de técnicas culinárias da Le Cordon Bleu, famosa escola francesa de culinária, descobri que as panquecas são mais grossas que os crepes e normalmente feitas na chapa. Por esta razão possuem uma massa mais densa, assim ela mantém sua forma na chapa, o que não impede que sejam feitas na frigideira como é feito o crepe.
Outra informação que o livro trás, é que os crepes podem ser, enroladas (formato cigarretes), quadradas (formato Pannequets) e dobradas em leques (formato fans), o que me faz chegar a conclusão que nossa preparação é muito mais próxima do crepe enrolado do que da panqueca, mas vamos continuar chamando de panqueca aqui, pois é como estamos habituados a chama-la aqui pelo Brasil. Iniciamos o preparo pela massa, pois ela precisa de um tempo para descansar e enquanto descansa você prepara o recheio. Utilizamos o molho bechamel para complementar o prato.

Os ingredientes para a massa são:

  • 1 ½ xícara de chá de leite
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de sal.
  • Juntamos todos os ingredientes no liquidificador e batemos até que a massa fique bem lisa, deixe descansado entre 20 minutos e 1 hora em temperatura ambiente.

    Para o recheio será necessário:

  • 500 g de ricota fresca amassada
  • 1 maço de espinafre fresco
  • 1 dente de alho picado
  • ¼ de xícara de (chá) de uvas-passas brancas
  • Rum
  • Azeite
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Recheio de espinafre e uva passa
Colocamos as uvas passas para hidratar no rum, em seguida higienizamos as folhas do espinafre e levamos a uma frigideira para reduzir de volume até a metade mais ou menos, é importante que a frigideira esteja aquecida para que as folhas fiquem macias, mas não murchas. Após esse processo leve as folhas a uma peneira e aperte bem para que saia o excesso de água deixando assim o espinafre mais crocante. Na mesma frigideira refogue o alho com um pouco de azeite e antes que comecem a dourar junte as uvas-passas hidratadas e o rum. Quando a bebida secar desligue o fogo e junte as folhas do espinafre, tempere com sal e pimenta e misture tudo a ricota amassada. Com o recheio pronto coloque uma frigideira para esquentar com um pouco de óleo ou manteiga de sua preferência. Despeje a massa com uma concha na frigideira já quente, enquanto você despeja a massa vá fazendo um movimento circular com a frigideira para que a massa cubra todo o fundo, uma concha de tamanho médio deve servir de medida para deixar a massa bem fina. 
Panquecas enroladas cobertas com o molho bechamel
Quando começarem a surgir bolhas na massa vire-a para dourar do outro lado, com cerca de 1,5 minutos de cada lado a massa fica no ponto exato. Depois de todas as massas prontas enrole-as com o recheio, monte em uma travessa, regue o molho bechamel por cima e salpique algumas nozes picadas e tostadas.

Panqueca no prato, coberta com molho bechamel e nozes

 

Bom Apetite!






Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

0 comentários :
Postar um comentário