Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Gratin Dauphonois: A Batata Gratinada Francesa

Escrito por Rodrigo Clasen

Gratin Dauphinois


Batata Gratinada Francesa

A batata tem origem na América do Sul, mais precisamente nos altiplanos da cordilheira dos andes, foi disseminada por todo o continente por meio dos colonizadores das Américas, seu cultivo, de forma mais intensa, no Brasil foi iniciado por volta de 1920. Caracterizada como um alimento popular, sendo a terceira cultura mais importante para o consumo humano, depois do arroz e do trigo, estando presente na mesa de grande parte das famílias brasileiras nos mais diversos tipos de preparo.

O Gratin Dauphinois que preparamos nesta receita é um prato de origem francesa e nada mais é que uma batata gratinada com origem na França, feita com batatas, lógico, molho bechamel e um pouco de queijo parmesão ralado.

Confira nossa receita de Gratin Dauphinois.

Ingredientes

  • 1 kg de batata Asterix
  • 1 L de leite
  • 100 g de parmesão ralado
  • 50 g de manteiga
  • 50 g de farinha de trigo
  • Sal e pimenta a gosto
  • Noz-moscada a gosto

  • Modo de Preparo


    Batata Gratinada no Forno
    Corte as batatas em rodelas com 0,5 cm de espessura e coloque para cozinhar no leite por 10 a 15 minutos. Tome cuidado para que as batatas não se quebrem.

    Ao final deste tempo retire as batatas do leite e reserve.

    Em uma panela derreta a manteiga e misture a farinha de trigo preparando um “roux”. Quando tiver formado tipo uma pastinha adicione o leite do cozimento das batatas e mexa bem para evitar que fique empelotado. Cozinhe por 20 minutos até que engrosse, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e reserve.

    Em um refratário de 20cm x 20 cm coloque uma camada do molho branco, sobre o molho branco uma camada de batatas, vá alternando as camadas de molho e batata. Por último coloque uma camada de molho branco e sobre o molho coloque o queijo parmesão ralado.

    Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC para gratinar.


    Serve 4 pessoas

    Bom Apetite!






    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário