Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Vai uma Batata Suíça para seu Jantar a Dois?

Escrito por Rodrigo Clasen

Batata Suíça

Batata Suíça




























Por vezes, quando saímos para comer em algum lugar e gostamos daquilo que comemos, procuramos reproduzir em casa. A batata suíça foi um destes casos, por muito tempo saímos aqui em Curitiba para comer esta batata ou pedíamos em casa, até que um dia resolvemos reproduzir a receita. O primeiro passo foi comprar uma frigideira específica para facilitar a preparação do prato, a frigideira que compramos é uma daquelas omeleteiras, que facilitam o processo de virar a batata para fritar dos dois lados. Apesar de ser gostoso fazer um jantar a dois fora de casa os jantares a dois em casa são muito mais especiais, pois curtimos toda a refeição, desde o princípio da preparação até a degustação do prato  em uma excelente companhia.

Para a preparação de duas batatas suíças pequenas você precisará:


  • 5 batatas Asterix de tamanho médio (as batatas Asterix tem como característica a casca rosada).
  • Óleo ou azeite
  • Sal e pimenta a gosto
O recheio será de sua preferencia. Nós já utilizamos mignon em pedaços com mostarda dijon e o mesmo recheio de espinafre que utilizamos nesta panqueca de espinafre.

O preparo:


Cozinhe as batatas com a casca, deixando-as bem firmes, pouco cozidas. Para saber o ponto enfie uma faca na batata e levante, ela deve escorregar lentamente. Quando estiverem no ponto escorra a água, retire a casca, para não queimar as mãos você pode utilizar um pano limpo para segurar a batata e deixe esfriar. Depois de frias rale as batatas em um ralador de ralo grosso. 
Preparo da batata suíça Batata Suíça pronta para ser servida
Na frigideira ou na omeleteira disponha no fundo ¼ da batata e espalhe bem, faça uma camada com o recheio escolhido e por último mais uma camada com ¼ da batata, tempere com sal e pimenta. Procure não deixar nenhum vão por onde o recheio possa escapar. Coloque o óleo ou azeite pela lateral da frigideira para fritar a batata por cerca de 10 minutos. Escorra o óleo em um recipiente, para aproveitar depois, e vire a batata na outra metade da omeleteira, ou com o auxilio de um prato e retorne-a a frigideira, tempere novamente com sal e pimenta. Com a batata virada coloque novamente óleo para fritar por mais 10 minutos, ao final, caso a batata não tenha dourado ainda continue fritando dos dois lados até atingir o ponto desejado.

Batata Suíça Servida

Bom Apetite!






Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

2 comentários :
  1. Huuummm... Precisamos tentar fazer essa receita. Batata suíça é uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser um pouco trabalhosa ela realmente vale muito a pena. Não deixe de tentar.

      Excluir