Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Que tal um Quiche de Alho-Poró para o lanche da tarde?

Escrito por Rodrigo Clasen

Quiche de Alho-Poró

Quiche de Alho-Poró

Em nossa comemoração do 1 ano de casados, além de prepararmos o delicioso carré de cordeiro com crosta de ervas acompanhado de um risotto de brie e damascos, iniciamos nosso dia com o preparo de um brunch. Para compor a mesa compramos diferentes variedades de pães, além de prepararmos um ótimo bolo de maçã e um excelente quiche de alho poró.

Os pães e o bolo foram comprados e assado na véspera. Já o Quiche foi preparado momentos antes da refeição, pois é melhor quando servido quente.
O preparo da massa é o que toma mais tempo, pois depois da massa pronta ela deve descansar por 30 minutos na geladeira e mais 20 minutos no forno para pré-assar.


No preparo da massa é necessário:


270 g farinha de trigo 
6 g de sal 
180 g de manteiga sem sal gelada 
100 mL de água fria 
1 gema de ovo 

Misture a farinha, o sal e a manteiga (cortada em cubos). Depois adicione a gema e gradativamente a água até que obtenha uma massa homogênea. Deixe descansar por 30 minutos envolta em um plastico. Depois deste tempo abra a massa e transfira para uma forma de quiche. Faça furos com um garfo, cubra com papel alumínio e encha forma com feijões para criar um peso e evitar que a massa cresça. Asse por 20 minutos em forno pré-aquecido a 180oC.

Para o recheio:


Massa de quiche (Massa Brissé)
1 unidade de  alho-poró
30 g de manteiga sem sal
30 g de cebola em brunoise
200 g de creme de leite fresco
200 mL de leite integral
4 ovos
Quiche de Alho-Poró pronto para assar
Sal e pimenta
Noz moscada
120 g de queijo gruyere ralado



Levar uma panela ao fogo e refogar o alho poró e a cebola com a manteiga.
Misturar o creme de leite, o leite, os ovos e temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Junte a mistura de alho-poró o queijo gruyere e espalhe sobre a massa pré-assada e adicionar a mistura de creme uniformemente.

Assar em forno pré-aquecido a 190oC por mais ou menos 30 minutos ou até que esteja firme. Servir quente.

Nossa mesa do brunch posta


Bom Apetite!





Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

2 comentários :
  1. Bom dia. Achei linda a foto da quiche, mas fiquei com duvida. O queijo vai embaixo do creme? Na foto parece que tem queijo gratinado por cima dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode misturar o queijo com os ovos e o alho-poró e colocar sobre a massa. O queijo que gratina ao assar é este que está misturado ao recheio.

      Excluir