Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Risoto de Frango e Limão Siciliano. Receita Refrescante para o Verão

Escrito por Rodrigo Clasen

Um Delicioso Risoto de Frango

Risoto de Frango e Limão Siciliano




























Risoto de frango foi nossa escolha para o primeiro jantar a dois de 2015. Eu e a Carol escolhemos  o risoto para comemorar nosso início de ano um prato principal que nos agrada muito. 
Depois que passamos a preparar os caldos base em casa e deixamos de usar caldo em cubos ou em pó, nossas preparações ganharam muito em sabor.


Para a preparação do risoto de frango você irá precisar de:

  • 1 xícara de arroz arbório
  • 1,5 L de caldo de frango
  • 1 cebola picada em cubos pequenos
  • 100 mL de vinho branco seco
  • 1/2 peito de frango cortado em cubos
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • 20 mL de suco de limão siciliano (aproximadamente)
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta a gosto.

O Preparo do risoto de frango:

Em uma panela coloque o caldo de frango para esquentar, o caldo deve ser mantido quente durante o preparo do risoto, a escolhe do caldo de frango se deve principalmente por ser um risoto de frango assim os sabores se convergem melhorando muito o seu resultado.
Em uma outra panela frite, com pouco óleo, os cubos de frango até que fiquem bem dourados, retire-os e reserve. Na mesma panela coloque mais um pouco de óleo e frite a cebola, quando estiverem ficando transparentes acrescente o arroz e deixe fritar bem, por mais ou menos uns 3 minutos.

Acrescente o vinho branco na panela junto do arroz e, sempre mexendo, deixe reduzir. Quando estiver quase seco acrescente duas conchas de caldo de frango, ou até cobrir o arroz e continue mexendo. Conforme o caldo for secando vá acrescentando mais caldo aos poucos. O arroz levará cerca de 20 minutos para ficar pronto.
Quando o arroz estiver quase no ponto, cerca de 15 minutos de cozimento, adicione o frango e mexa bem.

Desligue o fogo adicione as raspas do limão, o suco do limão aos poucos e o queijo parmesão e mexa bem. Corrija sal e pimenta e experimente, caso o gosto do limão esteja muito suave você pode ir adicionando suco até que esteja de acordo com seu paladar. Mantenha a panela tampada com o fogo desligado por mais 5 minutos para concluir o cozimento.

Dica: coloque o suco e as raspas do limão sempre com o fogo desligado, pois se o suco ferver deixará o prato muito ácido.

prato servido e pronto para a refeição

 Bom Apetite!






Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

0 comentários :
Postar um comentário