Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Sanduíche gratinado de presunto - Croque Monsieur

Escrito por Rodrigo Clasen

Croque Monsieur


Sanduíche de Presunto Gratinado (Croque Monsieur)
Vai chegando a noite e sempre vem a mesma pergunta, o que fazer para o café da noite de hoje? O café preto acompanhado de pão, bolo ou qualquer outra coisa por vezes parece entediante e sem graça, mas este sanduíche pode abrilhantar o café com pão da noite.

O Croque Monsieur é um sanduíche de origem francesa e feito com fatias de pão, queijo gruyere ou parmesão, presunto e molho bechamel e com certeza deixa sua refeição mais saborosa.
Para este sanduíche eu e a Carol deixamos tudo pronto para montar no momento em que nossos convidados chegassem e durante a montagem curtimos um pouco o tempo e aproveitamos aquele momento juntos que sempre nos traz alegria e prazer, pois se tem algo que gostamos de fazer juntos é estar na cozinha preparando algo para alguém que amamos.

 

Ingredientes e Preparo

 

Pão fatiado pronto para ser torradoPão torrado pronto para a montagem do sanduíche de presunto12 fatias de pão sem casca
200 g de presunto em fatias grossas
150 g de queijo parmesão ou gruyere ralado
1 L de leite integral
150 g de manteiga sem sal
50 g de farinha de trigo
1 folha de louro
1 cravo-da-índia
4 gemas
Noz-moscada
Sal e pimenta 

Esta receita rende 4 Sanduíches.


Modo de Preparo

Início da montagem
Derreter um pouco da manteiga e pincelar as fatias de pão, levar ao forno pré-aquecido a 180ºC para dourar levemente. Reservar. Fazer um bechamel, veja a receita aqui, quando o bechamel começar a ferver coloque o cravo-da-índia e a folha de louro. Depois do molho já cozido descarte o louro e o cravo, acrescente as 4 gemas, mexa rapidamente, adicione a noz-moscada moída e deixe esfriar.
Montagem do croque monsieur
O ponto do bechamel inicialmente precisa ser mais consistente, então utilize 50 g de farinha e 50 g de manteiga para 500 mL de leite.  Para a montagem dos sanduíches faça uma base de molho, coloque uma fatia de pão sobre ele, passe o molho no pão e coloque o queijo e presunto. Sobre o presunto coloque mais uma fatia de pão, passando o molho dos dois lados, repita o processo finalizando com outra camada de pão. Dilua o molho restante com o leite até
Sanduíche de presunto pronto para ir ao forno gratinarque fique com uma consistência mais líquida, regue sobre o sanduíche, salpique o restante do queijo e leve ao forno preaquecido a 200oC para gratinar.




Bom Apetite!





Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

2 comentários :
  1. Fiz aqui em casa, substituí o bechamel por molho branco (colocando cravo e louro),presunto de peru light e um pouquinho de orégano por cima de tudo pra finalizar. Ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este sanduíche é realmente uma delícia, já utilizei o peito de peru defumado também e realmente da um toque diferente ao sanduíche.

      Excluir