Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Suflê de Chocolate da Rita Lobo

Escrito por Rodrigo Clasen

Suflê de Chocolate

Agora é hora da sobremesa.


Sufle de chocolate com calda de brigadeiro

Toda refeição completa possui entrada, prato principal e sobremesa e cada uma precisa de seu destaque, e uma sobremesa de chocolate sempre é um grande final para a refeição. Nesta receita vamos apresentar um delicioso suflê de chocolate que aprendemos no programa Cozinha Prática da Rita Lobo no GNT, a receita é extremamente simples de se fazer, porém exige um preparo com antecedência, pois necessita de um tempo de descanso.
Então ao pensar em fazer o seu jantar a dois durante a semana pense também na sobremesa e se, caso o suflê estiver incluído, prepare-o no dia anterior para que, após saborearem o prato principal, o suflê seja colocado para assar e servido ainda quente.

Para a preparação você precisará de:


Suflê de Chocolate
  • 80g de chocolate meio amargo (50% cacau)
  • 80g de chocolate ao leite
  • 4 ovos
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • Manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar

Preparo


Para preparar seu suflê comece picando o chocolate e depois derreta-o, misture bem e deixe esfriar. Enquanto isso unte de 4 a 6 ramequins pequenos com manteiga e polvilhe com açúcar cristal. Separe as claras das gemas e bata as claras em neve até que tripliquem o seu tamanho, inicie batendo as claras até que elas espumem, após isso acrescente o açúcar aos poucos. Misture as gemas com um garfo. Com o chocolate já em temperatura ambiente misture com as gemas. Após misturar as gemas no chocolate, junte 1/3 da clara em neve e misture bem, o restante incorpore delicadamente com uma espátula em movimentos circulares de baixo para cima. Transfira a massa para os ramequins e deixe-a descansar por 24 horas na geladeira. O suflê deve ser servido ainda quente, portanto asse-o minutos antes de comer, para isso pré-aqueça o forno a 200ºC e deixe assar por cerca de 15 minutos, até crescer.

Rende de 4 a 6 porções

Bom Apetite!




Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

2 comentários :
  1. Oii. Parabéns pelo blog!! Me bateu uma dúvida: o suflê sai da geladeira e vai direto pro forno?? Ou é preciso dar um tempinho?? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna Paola, muito obrigado e que bom que gostou do blog. Tu pode tirar da geladeira e levar direto ao forno para assar, sem problemas.
      Espero que goste.

      Excluir