Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Caldo de Legumes - Faça o seu e Impressione na Cozinha

Escrito por Rodrigo Clasen

Caldo de Legumes

Caldo de Legumes
O preparo do caldo de legumes é fundamental para aprimorar o sabor de suas preparações, este pode ser feito da maneira que você preferir, incluindo os legumes de sua preferência, porém há uma base a ser seguida e é isso que vamos apresentar a vocês na sequência.
Inicialmente eu e a Carol utilizávamos em nossas preparações aqueles caldos de legumes em pó ou em cubos e acreditávamos que a preparação ficava saborosa e agradável ao paladar, porém quando passamos a utilizar os mais diversos caldos, legumes, carne, frango e etc. percebemos que podíamos enriquecer o preparo somente com esta alteração.
O ganho obtido ao fazer seu próprio caldo é impossível de ser descrito, você ganha em sabor e em aroma valorizando muito suas preparações. Durante o preparo do caldo a casa fica totalmente aromatizada.

Para o preparo do caldo de legumes você precisará de:

Mirepoix para o caldo de legumes4L de água
Mirepoix, ou seja:
200 g de cenoura
200 g de cebola
200 g de salsão
200 g de alho poró
Um Buquet Garni:
1 ramo de alecrim
Cebola piqué e cebola brullee1 ramo de tomilho
2 folhas de louro
Enrole todos em uma folha de alho poró

1 cebola piqué (metade de uma cebola com 2 folhas de louro presas com 4 cravos)
1 cebola brullé (metade de uma cebola queimada na boca do fogão

O Preparo: 

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e ligue em fogo alto até iniciar a fervura, após isso deixe em fogo médio cozinhando por mais ou menos 1 hora.
Passada 1 hora retire todos os ingredientes e descarte-os, depois deste ponto você já deve ter extraído o sabor, as vitaminas e propriedades dos vegetais para o caldo de legumes, por esta razão não há problemas em desprezar estes ingredientes.
Com somente o caldo de legumes na panela coloque para ferver e reduza até mais ou menos 1L de líquido.
Chegando neste ponto você terá que clarifica-lo ou filtrá-lo. A clarificação é um processo, no qual você pegará de 4 a 5 claras de ovo, baterá levemente e colocará no caldo de legumes enquanto ele ferve, em alguns minutos todas as impurezas estarão aderidas a clara do ovo. Retire a clara e descarte.
Neste ponto seu caldo de legumes deve estar límpido e concentrado.
Aqui em casa, para limpar o caldo, nós utilizamos algodão umedecido em uma peneira e coamos, desta maneira obtemos o mesmo resultado que a clarificação.
Ao final deste processo separe em porções de 250 mL e congele. Quando for utilizar seu caldo de legumes em alguma preparação, basta descongelar e diluí-lo em água, entre 750 mL e 1 L, deve ser uma quantidade suficiente para suas preparações.
Só fique atento que não vai sal no caldo, e por isso é necessário corrigir o sal durante o preparo do seu prato.

Bom Apetite!





Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

0 comentários :
Postar um comentário