Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Brigadeiro de Copinho. Fica Linda esta Receita!

Escrito por Rodrigo Clasen

Brigadeiro de Copinho

Brigadeiro: um pouco da história e controvérsias

Brigadeiro de Copinho

O brigadeiro ou negrinho, como é conhecido no Rio Grande do Sul, é um doce típico da culinária brasileira, criado na década de 40, comum em todas as festas seus ingredientes principais são leite condensado, chocolate em pó e manteiga. 

No ano passado o brigadeiro esteve no centro de muitas discussões, isso porque o famoso chef inglês Jamie Oliver, “disse que junto com o quindim o brigadeiro era uma grande porcaria”, o que ofendeu boa parte dos brasileiros.

Opiniões a parte, o brigadeiro é um doce que amamos aqui em casa o que o faz estar presente em grande parte de nossas sobremesas, às vezes em sua versão original negrinho, ou às vezes na versão branquinho, também conhecido como brigadeiro branco, como chamamos aqui em casa, feita somente com o leite condensado e com a manteiga e às vezes o tradicional beijinho que é o branquinho adicionado de coco ralado.

Receita de brigadeiro dois amores para seu jantar

Aqui em casa o preparo é feito, em geral, no micro-ondas, mas o doce também pode ser feito na panela, o famoso brigadeiro de panela. Nos últimos anos o brigadeiro ganhou suas versões gourmet e isso fez com que surgissem inúmeras combinações distintas o que deu origem aos mais diversos sabores que vão desde o chá verde até combinações com nozes, amêndoas e bebidas alcoólicas diversas.
Nossos brigadeiros são preparados de maneira simples com os ingredientes básicos leite condensado, margarina e chocolate em pó, porém sempre incluímos algo para torna-lo diferente. Já fizemos com damasco, com nozes, com geleia de frutas vermelhas e até com Ovomaltine, abaixo algumas das variações que já fizemos.

Os ingredientes para a receita do brigadeiro comuns a todas as receitas são:



  • Leite condensado
  • 1 colher de sopa de margarina

O preparo do brigadeiro de copinho



Misture todos os ingredientes leve ao micro-ondas por 5 minutos. Retire em intervalos de 1,5 minutos para mexer, o que o deixará mais cremoso. O ponto para a montagem nos copinhos é ideal que seja um pouco mais mole para ficar mais fácil de montar nos copinhos, ou seja, um ponto antes do ponto para enrolar.

O diferencial neste preparo, além da diversidade de combinações, é o tratamento que é dado a eles. A maneira como é feita a montagem das sobremesas os tornam únicos e especiais, seja para um jantar a dois ou para uma sobremesa de um jantar em família ou entre amigo, portanto jamais deixe de montar seu prato, independente do preparo, pois sempre, sobretudo, comemos com os olhos.

Receita de brigadeiro para seu jantar

Receita 1 – Brigadeiro de copinho com bolinha de chocolate


Receita de brigadeiro
Esta é uma das opções mais simples e rápidas para se fazer, basta misturar todos os ingredientes e adicionar o chocolate em pó e levar ao micro-ondas. Quando chegar ao ponto ideal coloque em copinhos pequenos e decore com bolinhas de chocolate e sirva gelado.


Receita 2 – Brigadeiro com raspas de chocolate               


Receita de brigadeiro com raspas de chocolate
Seguindo a mesma ideia de somente incrementar o tradicional brigadeiro, você deve adicionar o chocolate em pó aos ingredientes listados anteriormente e levar ao micro-ondas. Quando chegar ao ponto ideal monte em mini ramekins. Depois de montado raspe o chocolate de sua preferência e sirva resfriado.

Receita 3 – Branquinho com geleia de frutas vermelhas


Receita de branquinho com geléia de frutas vermelhas Cozinhe somente o leite condensado com a margarina, quanto estiver no ponto monte em camadas em um copinho transparente. Primeiro coloque um pouco de branquinho no fundo do copo, em seguida coloque uma boa camada de geleia de frutas vermelhas e cubra novamente com branquinho. Finalize com um pouco de geleia de frutas vermelhas. Sirva gelado.

Receita 4 – Branquinho com damasco

Receita brigadeiro branco com damasco
Pique cerca de 10 damascos secos em pedaços bem pequenos. Misture todos os ingredientes e cozinhe. Monte em copinhos pequenos para servir e ao final decore com alguns damascos cortados em pequenas fatias.

Receita 5 - Branquinho com creme de leite

Receita de brigadeiro branco com creme de leite Misture 1 caixa de creme de leite, 1 caixa de leite condensado e 1 colher de sopa de margarina. Cozinhe no micro-ondas por cerca de 5 minutos quando estiver no ponto coloque em pequenos ramekins e decore com canela em pó.

Receita 6 - Dois amores ou casadinho no copinho

Receita de dois amores no copinho A ideia aqui é preparar o brigadeiro e o branquinho montado em um copinho. Prepare metade do leite condensado com brigadeiro e a outra metade como branquinho. Deixe no mesmo ponto dos outros e na montagem preencha uma metade do copinho com o brigadeiro e a outra metade com o branquinho. A divisão pode ser tanto na horizontal, quanto na vertical, você escolhe a que mais lhe agrada.




Ainda é possível fazer o brigadeiro com nozes, ovomaltine e tudo mais que sua imaginação permitir, então solte sua imaginação e "bora" variar na preparação de seus brigadeiros de copinho.

Bom Apetite! 





Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

2 comentários :
  1. Fica uma gracinha os brigadeiros nos copinhos... E mais fácil, pq enrolar dá um trabaaaalhooo... Hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enrolar é comum e dá trabalho mesmo. No copinho a apresentação é muito mais bonita e como comemos com os olhos o brigadeiro fica muito melhor montado assim

      Excluir