Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Massa de Pizza: A Receita e Seus Recheios

Escrito por Rodrigo Clasen

Pizza é sempre bom e nós gostamos.

Pizza Margherita e Lombo com Catupiry
A massa de pizza que descreveremos na receita abaixo é excelente e torna seu prato especial para receber os amigos ou mesmo para o jantar a dois.
No último sábado, mais uma vez reunimos amigos para comer uma pizza, já fizemos isso em diversas oportunidades, incluindo meu aniversário, quando reunimos cerca de 25 pessoas. 
O preparo da massa é sempre um pouco demorado, só para crescer a massa leva 1 hora, dividida em duas etapas de 30 minutos. Ainda tem o tempo de sovar a massa, pré-assar a massa e assar a pizza. Então, quando for preparar, é bom que sempre faça com um certo tempo de antecedência.
Apesar, de parecer simples, o preparo da pizza desde o seu princípio demanda várias etapas, lógico, desde que, queira preparar tudo, desde a massa e os molhos em casa, fugindo um pouco do que há disponível pronto no mercado. 
Os preparos antecipados normalmente são: ralar os queijos, preparar os molhos de tomate e bechamel*, preparar e pré-assar a massa, picar ou ralar os outros ingredientes, depois de tudo pronto é só montar, assar e servir. Até que parece rápido!

*O molho bechamel, sem sal, deve ser utilizado em pizzas doces ou em pizzas com recheio seja suave e se você desejar que o molho não se sobressaia ao sabor da pizza.

Para a receita da massa de pizza utilizamos:


    700 g de farinha de trigo
    300 g de sêmola de grano duro
    20 g de sal
    20 g de açúcar
    30 g de fermento biológico
    100 mL de azeite de oliva
    500 mL de água morna
Esta receita rende cerca de 6 massas de pizza de 250 g cada.

Preparando a massa de pizza:

Massa de Pizza
Misture todos os ingredientes secos primeiro. 
Adicione o azeite e a água aos poucos. Misture até que dê o ponto, quando a massa não grudar nas mãos ela está pronta. 
Deixe crescer por 30 minutos, depois separe a massa em seis partes iguais e deixe crescer por mais 30 minutos. 
Após crescer pela segunda vez abra a massa em círculos com o diâmetro e espessura de sua preferencia, mantenha a superfície enfarinhada para que a massa não grude enquanto for aberta. 
Massa de Pizza MisturandoDepois de aberta você deve fazer pequenos furos com um garfo para que não criem bolhas enquanto ela estiver assando, espalhe o molho que mais combine com a pizza (Tomate ou Bechamel) e pré-asse por cerca de 5 minutos com o forno em temperatura máxima.
Uma dica aqui é a de pré-assar todas as massas que irá utilizar no jantar antes de começar a montar suas pizzas. 
Massa de Pizza AbertaPara pré-assar e assar nossas pizzas sempre utilizamos aquelas pedras para pizza, que dão um ótimo resultado final ao prato e é uma boa solução para quem não tem o forno a lenha em casa.
Com todas as massas pré-assadas, vamos a montagem das pizzas.



Recheios

A Moda da Casa

Pizza de Brócolis, Cenoura, Peito de Peru e Provolone
Feita com Brócolis, Cenoura, Peito de Peru e Provolone, é a preferida aqui em casa. Todo mundo que já comeu aprovou, não deixe de experimentar.

1 massa de pizza
Molho de tomate
100 g de muçarela ralada
100 g de peito de peru picado
1 cenoura ralada
1 maço pequeno de brócolis comum cozido e picado
100 g de queijo provolone ralado

Para montar a pizza pegue uma massa pré-assada e espalhe um pouco de molho de tomate. Coloque a muçarela, o peito de peru, a cenoura, o brócolis e por último o provolone. Asse por 5 minutos com o forno em temperatura máxima ou até que as bordas estejam douradas.

Lombo com Ervas Finas e Catupiry

Meia Marguerita, Meia Lombo com Catupiry
1 massa de pizza
Molho de tomate
150 g de muçarela ralada
100 g de lombo com ervas finas fatiado
Catupiry a gosto
80 g de cogumelo paris fresco laminado e refogado

Para montar a pizza pegue uma massa pré-assada e espalhe um pouco de molho de tomate. Coloque a muçarela, em seguida cubra toda a muçarela com o lombo, coloque o catupiry e por último coloque o cogumelo. Asse por 5 minutos com o forno em temperatura máxima ou até que as bordas estejam douradas.

Marguerita

Meia Marguerita, Meia Lombo com Catupiry
1 massa de pizza
Molho de tomate
150 g de muçarela ralada
10 tomates cereja cortado ao meio
Folhas de manjericão fresco

Pegue uma massa de pizza pré-assada e espalhe um pouco do molho de tomate. Coloque a muçarela, espalhe os tomates cereja sobre a muçarela. Asse por 5 minutos com o forno em temperatura máxima ou até que as bordas estejam douradas. Coloque as folhas de manjericão sobre os tomates cereja.

Queijo Brie, Maçã e Mel

Pizza de Queijo Brie, Maçã e Mel
1 massa de pizza
Molho bechamel
100 g de muçarela ralada
150 g de queijo brie cortado em fatias 
1 ou 2 maçã(s) sem casca fatiadas
Mel a gosto

Pegue a massa de pizza pré-assada (essa massa tem que ser pré-assada com o molho bechamel) e espalhe o molho bechamel. Coloque a muçarela, as fatias de maçã e brie em camadas, sendo uma camada de maçã, uma de brie e outra de maçã. Asse por 5 minutos com o forno em temperatura máxima ou até que as bordas estejam douradas. Espalhe o mel sobre a pizza já assada.

Chocolate com Calda de Frutas Vermelhas

Pizza de Chocolate com Calda de frutas Vermelhas
1 massa de pizza
Molho bechamel
100 g de muçarela (aqui é opcional, optamos por não utilizar)
100 g de chocolate ao leite picado
100 g de chocolate meio amargo picado
Folhas de hortelã

Passe o molho bechamel sobre a pizza pré-assada e leve ao forno pré-aquecido em temperatura máxima por 3 minutos, retire e espalhe o chocolate sobre o molho bechamel, retorne ao forno por mais 2 a 3 minutos. Após retirar regue a calda de frutas vermelhas sobre a pizza e utilize folhas de hortelã para decorar.

Estas são nossas sugestões de pizza para você.

Bom Apetite!


Assine Jantares a Dois por Email





Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

0 comentários :
Postar um comentário