Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Receita de Caldo de Carne

Escrito por Rodrigo Clasen

Caldo de Carne

Caldo de Carne
Os caldos são um capítulo a parte na culinária, só o fato de você preparar seu próprio caldo já o torna um cozinheiro destacado dos demais. O Caldo é a possibilidade de acrescentar sabores a seus pratos que dificilmente serão obtidos optando por caldos comprados já prontos. 



Ingredientes:

2 kg de carne de boi (aparas, músculo com osso e rabo)
4L de água

Mirepoix, ou seja:
      100 g de cenoura
      100 g de cebola
      100 g de salsão
      100 g de alho poró

Um Buquet Garni:

       1 ramo de alecrim
       1 ramo de tomilho
       2 folhas de louro
Enrole todos em uma folha de alho poró

Cebola Piqué e Cebola Brulé
1 cebola piqué (metade de uma cebola com 2 folhas de louro presas com 4 cravos)
    1 cebola brulé (metade de uma cebola queimada na boca do fogão)


    O Preparo:

    Caldo de Carne - Ingredientes
    Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e ligue em fogo alto até iniciar a fervura, após isso deixe em fogo médio cozinhando por mais ou menos 2 horas e 30 minutos. Retire todos os ingredientes e descarte-os.
    Depois deste processo seu caldo de carne já está pronto deixe-o reduzir até mais ou menos 1 L para facilitar quando você for guarda-lo.
    Coe o caldo em uma peneira com algodão úmido para retirar todas as impurezas e deixa-lo límpido conforme explicado na receita do caldo de legumes. Para guardar separe em porções de 250 mL e congele, quando for usar dilua uma porção em 750 mL a 1L de água. Ao coarmos o caldo toda a gordura já foi filtrada junto, mas caso note que ainda tenha sobrado muita gordura, deixe-o de um dia para o outro na geladeira em um recipiente de boca estreita. Ao esfriar toda a gordura ficará endurecida por cima do líquido isso permitirá que você retire o excesso com uma colher.

    Caldo de Carne - Reduzido

    Bom Apetite!





    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário