Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Receita de Picanha Suína. Um Prato Diferente para seu Jantar a Dois

Escrito por Rodrigo Clasen

Picanha Suína com Abacaxi e Manga


Receita Picanha de Porco
A receita de hoje é uma preparação com carne de porco ótima para um jantar a dois ou quem sabe em família. Escolhemos para o preparo um combinação com manga e abacaxi.
O consumo da carne de porco no Brasil é um paradoxo, apesar de ser o 4º produtor mundial desta carne, o consumo por aqui ainda é baixo, cerca de 13 kg/per capita ao ano, o baixo consumo, em muito, é explicado por questões culturais ligadas ao alto teor de gordura e a transmissão de doenças. Ocorre que, nos últimos anos, este quadro de vilão da carne suína se alterou bastante, conforme matéria veiculada na Revista Viva Saúde. As mudanças nos padrões de criação e alimentação do animal alteraram em muito o perfil da carne, tornando-a muito mais saudável e saborosa.
Para esta receita escolhemos a picanha suína, os ingredientes e preparo você vê na sequência.

Ingredientes para a receita
Ingredientes Receita Picanha de Porco


    1 picanha suína
    1/2 abacaxi
    1 manga pequena
    1 cebola
    3 dentes de alho
    150 mL de vinho branco
    Salsinha a gosto
    Sal e pimenta do reino a gosto.

O Preparo da Receita de seu Jantar a Dois


Picanha de Porco Selada
Corte a picanha suína em fatias grossas, mais ou menos, dois dedos de espessura e tempere com sal e pimenta. Descasque a manga e o abacaxi e corte em cubos médios. Corte a cebola em cubos pequenos, o alho você pode usar um espremedor ou cortar em cubos pequenos também. Pique bem a salsinha.
Leve os pedaços de picanha a uma panela de ferro e sele-a de todos os lados, retire e reserve. Na mesma panela refogue a cebola e o alho picados. Depois de refogados adicione o vinho branco para deglaçar a panela. Deglaçar é uma técnica culinária que consiste em adicionar um líquido a panela, normalmente bebida alcoólica, para incorporar ao molho o que grudou na panela enquanto você fritava ou selava o alimento. Em seguida retorne a picanha suína a panela e deixe cozinhar por 5 minutos, adicione o abacaxi e a manga e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Se necessário acrescente um pouco de água para manter o molho da carne.

Ao final salpique a salsinha e esta pronto para servir.

Receita de Picanha de Porco Pronta



Bom Apetite!






Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

0 comentários :
Postar um comentário