Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Macarrão a Bolonhesa

Escrito por Rodrigo Clasen

Massa com Ragu de Carne (Molho Bolonhesa)

Molho Bolonhesa

O Ragu é um molho tradicional das cozinhas italiana e francesa, feito com base em carne e tomate cozidos por um longo tempo, mais conhecido por molho bolonhesa. O objetivo de passar bastante tempo na panela é acentuar o sabor e deixar o molho mais denso e mais aveludado. Neste caso para acelerar um pouco o cozimento fizemos na panela de pressão, mas mesmo assim foram 40 minutos de pressão para a carne ficar bem macia, praticamente desmanchando.

O ragu é um molho diverso, existem várias versões, com cordeiro, com frango, com porco e com a mistura de várias carnes diferentes, o mais tradicional é o ragu à bolonhesa ou molho bolonhesa, originário da região de Emilia Romagna, onde está localizada a província de Bolonha na Itália. Nossa versão foi preparada com músculo bovino e depois do cozimento a carne foi desfiada.

Ingredientes para o Ragu

  • 500 g de músculo sem osso
  • 1 cebola grande picada
  • 30 g de páprica doce
  • 1 cebola piqué
  • 3 dentes de alho picados
  • 6 tomates italianos cortados em cubos sem pele e sem semente
  • 50 g de manjericão
  • 30 g de tomilho
  • 100 mL de vinho tinto seco
  • 1 L de água
  • 30 mL de óleo ou azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto

Como preparar o ragu a bolonhesa

Corte a carne em cubos e coloque em uma panela de pressão com a páprica doce, um pouco do azeite e a cebola. Refogue por alguns minutos e adicione o vinho tinto para deglaçar a panela. Acrescente o tomate, a cebola piqué, o manjericão, o tomilho e a água. Cozinhe na pressão por 40 minutos. Depois de cozido separe a carne e desfie-a. Liquidifique todo o molho que ficou na panela. Em uma outra panela refogue a carne desfiada com o alho picado, adicione o molho e tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva acompanhado de uma massa preferencialmente longa, tipo espagueti, linguini, talharim ou outra de sua preferência.

Se gostou de nossa receita não esqueça de votar lá no inicio do texto. Acompanhe-nos no facebook, twitter e instagram ou se preferir receba nossas receitas diretamente em seu email.

Macarrão com Ragu de Carne (Molho Bolonhesa)

Bom Apetite!

Insira seu email para receber as atualizações do blog:




Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

2 comentários :
  1. Adorei receita e conhecer este blog! Se quiser conhecer o meu é : www.amorcomfritas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog. Espero que aproveite nossas receitas. Vou correndo visitar o seu.

      Excluir