Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Um Hambúrguer de Porco para Animar seu Jantar a Dois

Escrito por Rodrigo Clasen

Hambúrguer de Carré Suíno

Receita de Hambúrguer de Porco
O hambúrguer é um preparo com origem bastante controversa, é comum associar o nome do prato a cidade de Hamburgo na Alemanha, porém a origem é datada na culinária medieval, quando os Tártaros tinham uma prática de esmigalhar a carne para comerem mais facilmente. A introdução do bife tártaro na Alemanha se deu por volta do século XIV. Lá foram misturados temperos regionais e o bife se tornou popular na cidade de Hamburgo. No final do século XIX foi levado para os Estados Unidos onde levou o nome de hamburg, primeiramente hamburg style steak.

Nos Estados Unidos é que teve início o costume de comer o hamburg grelhado entre duas fatias de pão, assim como era feito com o cachorro quente. Esta adaptação recebeu o nome de hamburger e depois Burger para não ser confundido com o bife de carne de porco devido ao ham, do início da palavra, que em inglês é pernil de porco.
No Brasil o hambúrguer chegou no ano de 1952 e assim como no resto do mundo rapidamente se alastrou por todo o país, ganhando muitos adeptos e inúmeras variações.
Aqui Eu e a Carol preparamos nossa versão, uma releitura de nossa receita de picanha de porco com abacaxi e manga, montamos um hambúrguer de porco com abacaxi acompanhado de chutney de manga e crisp de batata doce.

Para preparar seu Hambúrguer você precisará de:

  • 200 g de carré suíno desossado
  • 60 g de gordura do porco
  • Sálvia a gosto
  • Alecrim a gosto
  • Sal e pimenta a gosto
  • Rodelas de abacaxi a gosto
  • Queijo emmenthal a gosto
  • 2 pães de hambúrguer

Hambúrguer de porco e chutney de manga

Preparo

Comece preparando o hambúrguer. Moa a carne de porco, pode ser no moedor de carne ou no processador, se você não tiver nenhum dos dois compre moída já, em seguida moa a gordura. A proporção de 30% de gordura é a ideal para que o hambúrguer fique bem suculento e a liga perfeita quando ele for frito.
Pique a sálvia e o alecrim, misture-os a carne e a gordura e tempere a gosto. Divida em duas porções de 130 g e molde seus hambúrgueres. Deixe descansar na geladeira por cerca de 30 minutos.
Enquanto o hambúrguer descansa você pode preparar o Chutney de Manga, cortar o abacaxi em rodelas bem finas e preparar o pão.
Corte o pão ao meio e coloque no forno até que fique levemente crocante, reserve.
Passados os 30 minutos, retire os hambúrgueres da geladeira e frite-os em gordura rasa bem quente. Depois de prontos, passe manteiga nos pães e coloque na mesma frigideira para que dourem, reserve.
Retorne os hambúrgueres a frigideira, coloque por cima fatias do queijo e tampe a frigideira para que o queijo derreta um pouco. Quando o queijo derreter, monte seu sanduíche colocando sobre o pão o abacaxi, depois o hambúrguer e a outra metade do pão. Se você preferir pode passar um pouco de requeijão no pão.
Sirva acompanhado do chutney de manga e dos chips de batata doce.
Esta receita serve 2 pessoas.

Hambúrguer de Porco

Não esquece de nos acompanhar no facebook, twitter ou instagram.

Bom Apetite!






Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

2 comentários :
  1. Hambúrguer já é delicioso, imagine esse de carne de porco... Adorei a receita!
    Parabéns pelo blog tmbm...
    http://mrcookeacozinhamagica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rafael, assim que sobrar um tempinho visitarei o seu.

      Excluir