Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Massa Básica para Quiche - Massa Brissé

Escrito por Rodrigo Clasen

Massa de Quiche - Massa Brissé


Massa para Quiche - Massa Brissé
A quiche é um prato de origem alemã, embora seja uma receita tradicional francesa nos dias de hoje. Na verdade esta receita tem origem em uma região de disputa territorial entre a Alemanha e a França, a Alsácia Lorena, que hoje pertence a França, mas na época da criação do prato era uma região pertencente a Alemanha. 
A quiche mais tradicional é a quiche lorraine, com recheio a base de ovos, creme de leite fresco e bacon, hoje em dia encontramos diferentes recheios para quiche, porém, a base de ovos e creme de leite fresco do recheio permanece a mesma, substituindo o bacon pelo ingrediente desejado.

Aqui apresentaremos a massa básica para você fazer seu quiche, você pode ver aqui no blog uma receita de quiche de alho-poró ou usar sua imaginação e preparar o quiche com o ingrediente de sua preferência.

Ingredientes para a Massa de Quiche

  • 270 g farinha de trigo
  • 6 g de sal
  • 180 g de manteiga sem sal gelada
  • 100 mL de água fria
  • 1 gema de ovo

Como preparar a Massa de Quiche

Misturar a farinha e o sal. Cortar a manteiga em pequenos pedaços e utilizando a ponta dos dedos, esfregar suavemente a manteiga com a mistura de farinha e sal, até obter a textura de grandes flocos. Adicionar a gema e a água gradativamente, até obter uma massa homogênea. Embrulhar em plástico filme e levar a geladeira por 30 minutos. A massa está pronta para o uso, podendo ser refrigerada por até três dias ou congelada por até 6 semanas (descongelar a massa na geladeira) Abrir a massa sobre uma superfície enfarinhada e transferir para uma forma para quiche. Fazer pequenos orifícios na massa com o auxílio de um garfo, cobrir com papel alumínio e colocar um peso (feijões) para manter o formato da massa. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos.

Massa para Quiche

Bom Apetite!








Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

0 comentários :
Postar um comentário