Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

13 Dicas para Preparar um Risoto Perfeito

Escrito por Rodrigo Clasen

Faça Você mesmo seu Risoto Perfeito

13 Dicas para preparar um risoto perfeito

O risoto é um prato que nos agrada muito, preparamos de maneiras diversas e sempre ficam saborosíssimos. É uma receita simples de se fazer e que sempre agrada aos mais diversos paladares.
Todo risoto segue uma receita padrão utilizando arroz arbório ou carnaroli, vinho secocaldo, queijo parmesão e manteiga para a finalização.
A estes ingredientes você adiciona aquele que desejas que seja o sabor principal de seu risoto, podendo ser funghi, carne, frango, tomate seco, etc., deixe sua imaginação te levar.
Todo o preparo do risoto é semelhante até sua finalização, em geral o preparo se repete até antes dos 5 minutos finais que é quando começamos a acrescentar os ingredientes que darão o sabor e a originalidade do preparo.

Ao preparar o Risoto você pode seguir estes 13 passos para o risoto perfeito:


  1. Compre sempre ingredientes de boa qualidade e procedência, do arroz ao parmesão, passando pelo caldo e pelos ingredientes que darão o sabor a seu risoto.
  2. Como já falei acima o risoto é preparado com arroz arbório ou carnaroli.
  3. Nunca lave o arroz.
  4. O caldo é um ponto importante no preparo do risoto, ele deve acompanhar o sabor principal do seu risoto, podendo ser um caldo de camarão, carne, frango ou legumes que você encontra aqui no blog ou algum outro que combine melhor com o seu risoto.
  5. Ferva o caldo e utilize-o quente, adicione aos poucos durante o preparo.
  6. Utilize um vinho que você beberia, pois vinhos de má qualidade podem prejudicar o resultado final de seu risoto.
  7. Nunca exagere na quantidade do vinho, o exagero pode trazer uma acidez desnecessária ao seu risoto.
  8. Refogue a cebola até que ela fique transparente, só depois adicione o arroz.
  9. Quando adicionar o caldo pela primeira vez, adicione-o até cobrir o arroz. Na sequência coloque uma concha de caldo por vez sempre que o líquido secar.
  10. Mexa sempre o seu risoto, pois quanto mais você mexer, mais cremoso ele ficará.
  11. A finalização do seu risoto deve ocorrer nos 5 minutos finais, é neste momento você deve acrescentar os ingredientes que darão o sabor principal a seu risoto. Desligue o fogo, adicione o queijo parmesão e a manteiga e mexa bastante até que derretam.
  12. O bom risoto leva cerca de 20 minutos para ficar pronto. O ponto do arroz é quando ele está macio e com um pontinho branco no centro do grão.
  13. Sirva-o imediatamente, pois o risoto é um prato que precisa ser servido quente para não perder sua cremosidade.

Caso você queira montar um cardápio com risoto servindo-o como entrada ou acompanhamento, lembre-se que o risoto precisa sempre ser servido imediatamente, e por esta razão é necessário que todos os outros preparos já estejam prontos ou em fase de finalização quando você for terminar o risoto. Para facilitar siga o preparo até o passo 10, a partir deste ponto você deve retirar o risoto do fogo e colocá-lo em um refratário para que ele esfrie rapidamente e interrompa o cozimento.
Desta forma você pode preparar os outros pratos de seu jantar e finalizar o preparo do risoto quando os outros já estiverem prontos.
Para retomar o preparo do risoto retorne-o a panela adicione uma concha de caldo fervente, mexa bem e depois adicione os outros ingredientes retomando o preparo a partir do passo 11.

Veja abaixo as receitas de risoto que já preparamos.


Bom Apetite!







Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

0 comentários :
Postar um comentário