Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Massa Caseira de Sêmola de Grano Duro

Escrito por Rodrigo Clasen

Massa Fresca feita em casa

Macarrão Caseiro

A massa fresca, preparada em casa dá sempre um sabor especial a sua refeição. Preparar a massa, deixar descansar, abrir, cortar e levar direto a panela para cozinhar é, indiscutivelmente, a melhor maneira de se preparar o macarrão, a lasanha, o rondeli ou qualquer outro prato a base de massa.
É relativamente demorado preparar em casa, leva mais que duas horas, mas o resultado vale muito a pena.

Ingredientes

Ingredientes Macarrão

  • 200 g de farinha de trigo
  • 200 g de farinha de sêmola
  • 4 ovos

Modo de Preparo


Massa do MacarrãoPeneire as farinhas e misture-as. Em uma tigela grande quebre os 4 ovos. Bata os ovos levemente. Junte metade da farinha aos ovos e misture, vá adicionando a farinha aos poucos até que a massa se solte das mãos. Coloque em saco plástico e deixe descansar por 20 minutos na geladeira. Após este tempo retire da geladeira e divida a massa em duas ou quatro partes. Se você for abrir com um rolo de macarrão separe em quatro partes, se você for abrir em um cilindro próprio para massas pode dividir em duas. Abra a massa até a espessura desejada e corte no formato desejado, podendo ser talharim, linguini, papardelle ou qualquer outro que desejas. Espalhe farinha sobre a superfície em que for abrir a massa e no cilindro, abra a massa até a espessura desejada. A cada vez que passar a massa no rolo ou cilindro espalhe farinha na massa. Após cortada, enrole porções da massa em "ninhos" e jogue farinha para que não grudem. Ao terminar cozinhe em água fervente.

Rende aproximadamente 550 g de massa.



Dica


  • Utilize 1 L de água para cada 100 g de macarrão, a quantidade de água é que faz a massa ficar soltinha.
  • Utilize sal grosso na água em que cozinhar a massa.
  • Utilize 10 g de sal para cada litro de água.

  • Bom Apetite!







    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário