Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Batata Doce Gratinada: Um Excelente Acompanhamento para Carnes

Escrito por Rodrigo Clasen



Batata Doce Gratinada


Batata Doce Gratinada

Esta é uma variação de uma receita que já postamos aqui, a Batata Gratin Dauphinois. A batata doce gratinada que apresentamos aqui fica uma delícia para acompanhar uma carne em seu jantar a dois.
É uma receita fácil de se fazer, toma um pouco do tempo, mas o resultado final vale muito a pena e o colorido rosado da batata escolhida deixou o prato lindo.


Ingredientes

  • 1kg de batata doce
  • 1 L de leite
  • 100 g de queijo parmesão
  • Sal e pimenta a gosto
  • Noz moscada a gosto

Modo de Preparo


Corte as batatas em rodelas com a espessura de, mais ou menos, 0,5 cm. Cozinhe as batatas no leite, elas precisam ainda estar firmes para a montagem do prato, reserve-as. 
Com o leite do cozimento da batata você preparará um molho bechamel. Adicione ao leite o roux, uma mistura de farinha e manteiga, para prepará-lo derreta a manteiga e junte a farinha misturando bem, quando estiver bem misturado adicione o leite do cozimento das batatas. 
Cozinhe o molho até ele engrossar, entre 20 e 30 minutos, tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto. 
Em um refratário coloque uma camada de molho branco, faça uma camada com as rodelas de batatas, vá alternando as camadas até completar a altura do refratário. 
Salpique o queijo parmesão ralado, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC para gratinar.


Serve 4 pessoas.

Batata Doce Gratinada

Bom Apetite!







Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

0 comentários :
Postar um comentário