Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Cozinha Vegetariana: Lasanha de Berinjela

Escrito por Rodrigo Clasen

Lasanha de Berinjela

Lasanha de Beringela

Esta foi a primeira receita que colocamos em prática do livro Pitadas da Rita de autoria da Rita Lobo, que eu ganhei de aniversário de minha esposa Carol. 
Há algum tempo conversávamos sobre fazer uma lasanha de berinjela e ao folhear o livro e ver esta receita não tivemos dúvidas. Sendo assim, mãos a obra e "bora" pra cozinha.


Ingredientes



  • 3 berinjelas pequenas
  • 400 g de ricota amassada
  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite
  • ½ xícara de folhas de manjericão fresco e higienizado
  • ¾ de xícara de queijo parmesão ralado
  • Azeite a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

  • Modo de Preparo



    Lave e seque as berinjelas e corte as pontas. Você terá que fazer fatias bem finas com a berinjela, para isso o ideal é usar um mandolim, mas caso não tenha e precise ser com a faca mesmo sugiro cortar a berinjela ao meio, no sentido do comprimento, para ter um melhor apoio da berinjela na tábua durante o corte. Com uma faca faça as fatias em todas as berinjelas, descartando a primeira fatia.
    Em uma frigideira preaquecida grelhe todas as fatias de berinjela, reserve.
    Preaqueça o forno a 200ºC.
    Prepare o recheio em uma tigela. Junte o manjericão já higienizado com a ricota amassada, adicione o leite e os ovos e misture. Acrescente ¼ de xícara de queijo parmesão, tempere com sal e pimenta e misture novamente.
    No refratário em que for montar a lasanha, com tamanho de 20 cm x 20 cm, espalhe um pouquinho de azeite. Disponha uma camada de berinjela e por cima espalhe uma camada do recheio.Vá alternando as camadas, mas lembre-se que a última camada deve ser de recheio.
    Ao final polvilhe o restante do queijo parmesão e leve ao forno por 30 minutos ou até a lasanha dourar.


    Serve 4 pessoas

    Lasanha de Beringela

    Bom Apetite!






    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário