Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Creme Brûlèe para Marcar as Datas Especiais

Escrito por Rodrigo Clasen

Receita de Creme Brûlèe


Receita de Crème Brûlèe

Crème Brûlèe foi a sobremesa escolhida para nosso almoço de comemoração de dois anos de casados. No último final de semana comemoramos nosso segundo ano de casados e neste momento não poderia faltar uma refeição especial para celebrarmos esta data especial para nós dois.

A discussão do cardápio se estendeu por toda a semana, pois decidimos preparar uma refeição completa, incluindo entrada, prato principal e sobremesa.

O Crème Brûlèe é uma sobremesa originária da França, simples de ser feita, deliciosa, mas que precisa de 24 horas de descanso para ficar perfeita. A casquinha crocante do açúcar queimado por cima do creme ao mesmo tempo firme e cremoso tornam a sensação de comer este doce indescritível.

Crème Brûlèe é impossível não querer comer mais uma vez.



Ingredientes para seu Crème Brûlèe


  • 5 gemas
  • 100 g de açúcar refinado
  • 500 g de creme de leite fresco
  • 1 fava de baunilha
  • O quanto baste de açúcar cristal

  • Modo de Preparo



    Creme de Leite Fresco com a Fava de Baunilha
    A primeira coisa a se fazer é abrir a fava de baunilha, para isso passe a ponta de uma faca por toda a extensão da fava dividindo-a ao meio. Após esse processo raspe toda a extensão da parte de dentro da fava para retirar as sementes.
    Em uma panela coloque o creme de leite fresco e as sementes da fava de baunilha que você raspou, pode colocar os pedaços da fava também. Ferva o creme de leite por 5 a 10 minutos, desligue o fogo, tampe, para manter em infusão e liberar ainda mais o sabor da baunilha no seu crème brûlèe, e reserve.
    Crème Brûlèe nos ramekins antes de assar

    Em um recipiente peneire as gemas e bata com o açúcar até misturar bem e adquirir uma cor amarelo clara. Em seguida você irá temperar as gemas, temperar é o ato de dar temperatura lentamente às gemas para que elas não cozinhem. Retire os pedaços da fava do creme de leite, caso os tenha colocado, e adicione ao ovo uma concha de creme de leite misturando bem e rapidamente para baixar a temperatura e não cozinhar as gemas. Repita este processo por mais duas ou três conchas e depois adicione todo o creme de leite e misture bem.

    Com todos os ingredientes misturados distribua em ramekins e leve para assar, em banho-maria, por 50 minutos em forno pré-aquecido a 150ºC, ou até que a textura se assemelhe a de um pudim.

    Deixe seu Crème Brûlèe descansar na geladeira de um dia para o outro e sirva.

    Quando for servir seu crème brûllèe você deve polvilhar um pouco de açúcar cristal sobre e ele e com um auxílio de um maçarico culinário queime o açúcar para criar uma casquinha crocante, o brûlèe, sobre o creme.
    Para fazer o brûlèe também existem outras alternativas, caso não tenha o maçarico.

    A primeira delas é com o auxílio de uma colher, você esquenta a colher na boca do fogão e passa as costas dela sobre o açúcar para derretê-lo, a outra é colocar o ramekin em um forno, que possua uma resistência superior para gratinar, em temperatura máxima o mais próximo possível da resistência para queimar o açúcar, porém desta maneira você terá que fazer o brûlèe com antecedência, pois o calor do forno deve amolecer um pouco do seu creme, o que tirará a consistência de seu cème brûlèe.



    Crème Brûlèe

    Rende 8 porções

    Bom Apetite!






    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário