Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Peixe Assado com Molho de Tomate e Legumes

Escrito por Rodrigo Clasen

Filé de Peixe Assado com Molho

Peixe assado com Molho de Tomate e Legumes


O consumo de peixe é recomendado pelo Ministério da Saúde devido aos seus benefícios a saúde, principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares. Por essa razão, incluímos o peixe no nosso cardápio de jantares a dois e já preparamos algumas receitas e com diferentes peixes.

O peixe assado é uma das melhores maneiras de se consumir o peixe, assim como o grelhado pois são normalmente preparados com pouca gordura.

Hoje vamos compartilhar com vocês um delicioso peixe assado com molho de tomate.

Para assar escolhemos o linguado que é um peixe de carne branca com pouca gordura e normalmente preparado em filés.



Ingredientes




  • 800 g de filé de linguado
  • 2 Batatas salsa grandes
  • 2 Berinjelas médias
  • 6 dentes de alho
  • 2 cebolas roxas médias
  • 6 Tomates italianos sem casca e sem semente
  • 1 cebola grande picada
  • Ervas Finas a gosto
  • Azeite de Oliva
  • Sal e pimenta a gosto

  • Modo de Preparo



    Para preparar seu peixe assado primeiro corte o filé em 4 pedaços e tempere com sal e pimenta e reserve, o ideal é você utilizar o meio do filé inteiro que é um pedaço mais alto do peixe.
    Descasque e corte a batata salsa em rodelas com cerca de 1 dedo de espessura. Ferva água já salgada em uma panela e pré cozinhe a batata por 3 minutos, reserve.
    Corte a berinjela em rodelas de 1 dedo de espessura, coloque bastante sal e deixe descansar por 20 minutos em uma peneira para tirar o amargor. Você verá que irá escorrer uma água escura da berinjela. Após esse tempo lave bem para tirar todo o sal.
    Para preparar o molho de tomate pique dois dentes de alho e refogue junto com a cebola, coloque primeiro a cebola e quando ela estiver transparente coloque o alho picado.
    Quando a cebola começar a dourar acrescente os tomates picados e deixe cozinhar por 20 minutos. Nos últimos 5 minutos tempere com as ervas finas, sal e pimenta a gosto.

    Unte uma travessa de 30 por 20 cm com azeite e comece a montagem de seu peixe assado com uma camada de batata salsa, coloque um pouco de azeite, sal e pimenta sobre a batata, faça uma camada de berinjela e também coloque azeite, sal e pimenta sobre a berinjela.
    Corte as cebolas roxa em rodelas e espalhe sobre a camada de berinjela, coloque os 4 dentes de alho restantes entre as rodelas de cebola.

    Sobre a cebola coloque os 4 filés de peixe.

    Acrescente o molho de tomate sobre o peixe.

    Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos, retire o papel alumínio e asse por mais 5 minutos.

    Monte o prato em camadas deixando o peixe assado sobre as batatas e berinjelas e sirva.


    Linguado assado com Molho de Tomate e Legumes

    Serve 4 pessoas


    Bom Apetite!






    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário