Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Salmão ao Molho de Maracujá, Comemorando nosso Segundo ano de Casados.

Escrito por Rodrigo Clasen

Receita de Salmão ao Molho de Maracujá e Risoto de Alho-Poró


Salmão ao Molho de Maracujá

Salmão é um peixe de água doce conhecido por sua cor alaranjada e seu sabor incomparável. Por ser um peixe com grande concentração de gordura ele combina perfeitamente com molhos cítricos, por esta razão preparamos um prato clássico para a comemoração de nosso segundo ano de casados, o salmão ao molho de maracujá.

O salmão ao molho de maracujá é um prato equilibrado pelo contraste entre a gordura do peixe e a acidez do maracujá. Para acompanhar o peixe nossa escolha foi por um risoto de alho-poró, que adicionou textura ao prato mantendo em destaque os sabores do peixe e do maracujá do prato principal.

Confira nossa receita de Salmão ao Molho de Maracujá com Risoto de Alho-Poró



Ingredientes


Salmão ao Molho de Maracujá


  • 2 filés de salmão sem pele
  • 2 maracujás
  • 40 mL de vinho branco
  • 4 colheres de sopa de mel
  • 20 g de manteiga em cubos
  • 300 mL de água
  • Sal e pimenta a gosto

  • Risoto de Alho-Poró


  • 1 xícara de chá de Arroz Arbóreo
  • 1 L de caldo de legumes
  • 1 alho-poró cortado em rodelas
  • 1 cebola pequena picada
  • 100 g de queijo parmesão ralado na hora
  • 50 mL de vinho branco
  • Sal e pimenta a gosto

  • Modo de Preparo


    Primeiro prepare o risoto de alho-poró, inicie o preparo do molho nos 5 minutos finais da preparação do risoto.


    Salmão ao Molho de Maracujá

    Retire a pele dos filés de salmão, tempere com sal e pimenta e reserve.

    Comece pelo preparo do molho de maracujá. Corte os dois maracujás, retire a polpa e separe algumas sementes para utilizar na finalização do prato. Em um liquidificador bata, com um pouco de água, a polpa para preparar um suco do maracujá e coe.

    Em uma panela junte o suco do maracujá, o vinho e o mel e deixe reduzir a 1/3 do volume inicial. Baixe o fogo e adicione os cubos de manteiga mexendo bem para que ela derreta e se incorpore ao molho. Adicione as sementes restantes do maracujá, tempere com sal e pimenta e reserve.

    Em uma frigideira antiaderente pré-aquecida coloque os filés de salmão, pode ser sem óleo mesmo, e doure por 5 minutos de cada lado.

    Sirva o salmão grelhado com o molho de maracujá por cima.

    Se preferir você pode preparar o molho logo após dourar o salmão na mesma frigideira, desta forma você adicionará o sabor do salmão ao molho de maracujá.

    Risoto de Alho-Poró

    Em uma panela pré-aquecida refogue o alho-poró, quando ele estiver dourado retire e reserve. Na mesma panela refogue a cebola, quando ela estiver transparente adicione o arroz arbóreo e frite-o por cerca de 3 minutos ou até que as pontas estejam transparentes.

    Adicione o vinho branco e misture bem, deixe o vinho secar. Junte 3 conchas de caldo de legumes ou uma quantidade suficiente para cobrir o arroz. Mexendo sempre vá adicionando conchas de caldo de legumes na medida em que o arroz vá secando.

    Para ficar no ponto o arroz levará cerca de 20 minutos, nos cinco minutos finais adicione o alho-poró refogado, o queijo parmesão ralado e mais uma concha de caldo e continue mexendo. Tempere com sal e pimenta, desligue o fogo e reserve.

    Caso o arroz tenha ficado pouco cremoso, você pode adicionar mais uma concha de caldo, já com o fogo desligado, e misturar bem.


    Salmão ao Molho de Maracujá com Risoto de Alho-Poró

    Salmão Grelhado ao Molho de Maracujá com Risoto de Alho-Poró

    Serve 2 pessoas

    Bom Apetite!






    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário