Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Os Vinhos Bordeaux são Sempre Surpreendentes

Escrito por Rodrigo Clasen

Virginie de Valandraud 2006


Vinho Bordeaux Virginie de Valandraud

Uva: Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Malbec e Carmenère
Safra: 2006
Origem: França
Região: Bordeaux
Temperatura: 16º a 18ºC
Produtor: Etablissements Thunevin
Envelhecimento: 18 a 20 meses em barricas novas de carvalho francês


O vinho:


Vinho Bordeaux Virginie de Valandraud Safra 2006
Um ótimo vinho Francês, com grande potencial de guarda podendo chegar a 15 anos ou mais segundo algumas revistas especializadas.

Visualmente é um vinho com cor castanho. Seus aromas são intensos e muito complexos com a presença de carvalho tostado e noz moscada. Na boca é um vinho muito encorpado, com presença marcante da madeira. Os taninos e a acidez estão altamente presentes e finamente equilibrados, com textura aveludada é um vinho maduro e ótimo para se beber.

Possui aromas de frutas secas bem evidentes e percebe-se levemente notas de especiarias.

Descrição do produtor:

Virginia Valandraud é um cuvée* completo, do vinhedo de Valandraud Castle (Virginia é o primeiro nome da filha de Jean-Luc Thunevin). Quatro hectares da superfície total de Valendraud Castelo são dedicados a Virginia Valandraud. As castas são compostas de 65% Merlot, 30% Cabernet Sauvignon e 5% Malbec. O vinho é envelhecido 18 a 20 meses em 100% barricas novas.

Com aromas de amora, framboesa e algumas notas minerais, este 2006 é longo e muito concentrado. O paladar é muito bem equilibrado, frescura e estrutura são prorrogados por um bom período.

*cuvée: Um vinho cuvée é produto da primeira prensagem da uva, de maneira mais leve. Esse vinho deve ser numerado e ter o seu ano (safra) no rótulo a fim de distinguí-lo dos demais.


Saiba a opinião de quem já bebeu este vinho.


Receitas aqui do blog que harmonizam com o vinho


Carré de Cordeiro com Crosta de Ervas
Carré de Cordeiro com Crosta de Ervas

Medalhão de Mignon com Gorgonzola e Mel
Medalhão de Mignon com Gorgonzola e Mel

Coxa de Frango Recheada
Coxa de Frango Recheada

Um Brinde!





Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

0 comentários :
Postar um comentário