Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Saindo da Zona de Conforto: Preparando um Bolo

Escrito por Rodrigo Clasen

Bolo Recheado com Brigadeiro de Chocolate Branco e Limão


Bolo recheado com brigadeiro de chocolate branco e limão

Tem um tempo que penso que preciso me aventurar em um campo que não conheço muito dentro da culinária. Fico focado no preparo dos pratos salgados e deixo em segundo plano o preparo de bolos, tortas, doces e sobremesas.

Já escrevi aqui que, principalmente, estes preparos doces ficam sob a responsabilidade da Carol, o que me deixa em uma situação confortável até, mas desafiado pela Carol e por mim mesmo resolvi sair da zona de conforto e me aventurar um pouco em um preparo que nunca tinha feito antes. Para me orientar busquei a receita da massa do bolo no blog panelinha da Rita Lobo, mas mesmo assim levei 3 horas preparando este bolo, um tempo longo para os mais experientes, mas o resultado foi ótimo. Acredito que é possível de se preparar facilmente em até 2 horas, quem sabe eu melhore este tempo em uma próxima tentativa.

Não se deixe desanimar pelo longo tempo que levei no preparo, a receita não é complicada e nem tão demorada, mas confesso que me atrapalhei em alguns momentos pela inexperiência.

Aproveitem!


Ingredientes


Massa do Bolo


  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • Papel-manteiga

  • Brigadeiro de Chocolate Branco e Limão


  • 60 g de chocolate branco
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • Raspas de limão siciliano

  • Merengue Suíço


  • 2 claras
  • ½ xícara de chá de açúcar
  • Raspas de limão siciliano

  • Modo de Preparo



    Massa do Bolo


    Unte uma forma redonda de 24 cm de diâmetro.

    Corte o papel-manteiga em formato de círculo, tendo como base o fundo da forma, e coloque o papel dentro da forma, unte o papel com manteiga e espalhe um pouco de farinha pelo fundo e laterais da forma. Em uma tigela, misture a farinha com o sal. Reserve.

    Coloque a manteiga na batedeira e bata até que ela fique com uma cor branca, em seguida adicione o açúcar aos poucos, sempre batendo. Após 5 minutos deve ter formado um creme branco. Adicione os ovos, um a um, bata um pouco entre cada adição. Com a batedeira em velocidade baixa adicione a mistura de farinha e sal alternadamente com o leite. Caso sua massa venha a talhar, não se preocupe, continue com o preparo da receita até o final.

    Desligue a batedeira, adicione o fermento e misture delicadamente com uma espátula. Transfira metade da massa para a forma já untada e leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse por 30 minutos.

    Após assar retire o bolo e deixe esfriar por 15 minutos, desenforme e deixe esfriar completamente para rechear e cobrir.

    Asse a outra metade da massa.


    Brigadeiro de Chocolate Branco e Limão

    Em uma panela adicione o leite condensado, a margarina ou manteiga e o chocolate cortado em cubos. Depois que a margarina e o chocolate derreterem baixe o fogo e cozinhe mexendo sempre, por 10 minutos ou até que desgrude do fundo da panela.

    Desligue o fogo e adicione o suco e as raspas de limão e misture bem. Reserve.


    Merengue Suíço

    Em uma tigela junte as claras e o açúcar e misture. Leve ao fogo, em banho-maria, por cerca de 5 minutos, até que a mistura fique bem lisa. Para ter certeza que está no ponto certo pingue um pouco de clara na ponta do polegar e esfregue-o contra outro dedo, se estiver sem grão a clara está no ponto correto.

    Tome cuidado para não cozinhar as claras!

    Transfira para a tigela da batedeira e bata por 10 minutos ou até formar um merengue bem firme, adicione algumas raspas de limão, misture bem e use para decorar o bolo.


    Montagem

    Para montar o bolo espalhe o recheio em uma das metades da massa e cubra com a outra metade.

    Espalhe o merengue no topo do bolo e com o auxílio de um maçarico culinário queime levemente o merengue, caso você não possua o maçarico não há necessidade de queimar o merengue.

    Espalhe algumas raspas de limão sobre o merengue para decorar.

    Sirva gelado.

    Bolo com brigadeiro de chocolate branco e limão


    Bom Apetite!







    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    4 comentários :
    1. Que bom aspeto!


      Isabel Sá
      http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

      ResponderExcluir
    2. Nossa deve ficar uma delícia!
      Sou apaixonada por bolo!

      http://karintuani.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Este bolo ficou realmente uma delícia, a acidez do brigadeiro de limão combinou perfeitamente com o leve doce da massa.

        Excluir