Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Como Preparar Carne Seca em Casa

Escrito por Rodrigo Clasen

Carne Seca


Carne Seca


Carne seca, charque e carne de sol, estas variedades muitas vezes confundidas entre si, porém pesquisando sobre como preparar carne seca em casa percebemos que elas possuem pequenas diferenças entre si.

Devido a maior quantidade de sal a carne seca passa por um processo mais intenso de desidratação em relação aos outros preparos, o que lhe confere sabor e aroma característicos.

Este tipo de carne é muito utilizado na culinária e acompanhada de abóbora ela fica excelente.


Ingredientes



  • 800 g de Posta Branca
  • 1 kg de sal (aproximadamente)

  • Modo de Preparo



    Passos para o preparo da Carne Seca

    Limpe bem a carne retirando o excesso de gordura. Corte em fatias de, mais ou menos, 2 cm de espessura. Cubra o fundo de um refratário com um pouco de sal. Passe sal por toda a carne e pressione um pouco a carne para que o sal penetre um pouco, faça o mesmo com todos os pedaços da carne. Coloque os pedaços de carne, já salgados, lado a lado no refratário sobre o sal e cubra tudo com bastante sal.

    Cubra o refratário e deixe no sal por 24 horas, deixamos fora da geladeira mesmo, mas se você preferir pode colocar na geladeira.

    A carne soltará bastante água nesse período, ao final dele descarte a água e retire o excesso de sal da carne. Repita o processo de salga da carne, porém com uma quantidade menor de sal, mas o suficiente para cobri-la e deixe mais 24 horas desidratando. Ao final de mais 24 horas descarte a água e o sal e salgue a carne novamente e deixe descansando por mais 24 horas.
    Ao final das 72 horas sua carne seca estará pronta, retire o excesso de sal e guarde na geladeira (se preferir).


    Rende aproximadamente 500 g

    Bom Apetite!






    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário