Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Sopa de Ervilhas com Bacon, Calabresa e Lombo Defumado

Escrito por Rodrigo Clasen

Sopa de Ervilhas


Sopa de Ervilhas com Bacon, CAlabresa e Lombo Defumado

O inverno bateu a porta?

Talvez nenhuma preparação combine mais com os dias frios do inverno que uma sopa.

A sopa quentinha conforta e esquenta nos dias mais frios e em uma boa companhia fica insuperável. Tudo isso acompanhado de um vinho deixará seu dia inesquecível, então não deixe de experimentar nossa receita de sopa de ervilhas.

Ingredientes


Sopa de Ervilhas - Ingredientes
  • 500g de ervilha partida seca
  • 150g de lombo de porco defumado
  • 2 linguiças calabresa fininhas
  • 50g de bacon
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • sal e pimenta a gosto

  • Modo de Preparo


    Coloque a ervilha para ferver com 2 litros de água em uma panela de pressão.

    Na medida em que começar a ferver irá se formar uma espuma sobre a água, que você deve retirar com o auxílio de uma colher, ou para evitar a formação desta espuma adicione um pouco de óleo ou mesmo um pedaço grande de bacon, a gordura ajuda a evitar a formação desta espuma. Nós preferimos o bacon porque assim a sopa já fica com um leve sabor do bacon.

    Quando para de se formar a espuma feche a panela e cozinhe a ervilha por 10 minutos na pressão, após esse tempo desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha.

    A pressão ajudará a desmanchar a ervilha e formar o creme, os pedaços que se mantiverem inteiros irão se desmanchar enquanto você ferve para temperar sua sopa.

    Para temperar começa cortando a cebola em cubos pequenos, faça o mesmo com o bacon e com o lombo defumado. A linguiça calabresa você pode cortar em rodelas e o alho corte em pedaços pequenos ou amasse.

    Em uma outra panela, bem quente, adicione os pedaços de bacon, com um fio de óleo para fritar, quando eles tiverem liberado um pouco de gordura adicione a calabresa e o lombo de porco e deixe fritar bem. Ao final adicione a cebola e quando ela estiver transparente coloque o alho, deixe refogar por 2 minutos e adicione de 2 a 3 conchas da sopa de ervilha e mexa bem até desgrudar todo o “queimadinho” do fundo da panela.

    Quando começar a ferver coloque o restante da sopa na panela que você está preparando o tempero, coloque o sal e a pimenta a gosto, deixe levantar fervura e desligue.

    Sirva ainda quente.



    Serve 4 pessoas

    Bom Apetite!






    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário