Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Arroz Doce - A Sobremesa das Reuniões de Família

Escrito por Rodrigo Clasen

Arroz Doce


Arroz Doce

Arroz doce ou arroz de leite é uma sobremesa tradicional no Rio Grande do Sul, porém ao contrário do que muitos pensam ela não é uma sobremesa tipicamente brasileira, sua origem é asiática, continente em que preparos com arroz, açúcar e especiarias são bastante comuns.

No Brasil o arroz doce chegou por meio dos portugueses ainda na época do Brasil Colônia e se espalhou pelo Brasil, mas com algumas variações, por exemplo, arroz cozido com leite de coco no nordeste e com leite de vaca, como a receita original, no sul do país.

Arroz Doce Brûlée
Em nosso preparo trouxemos um pouco da influência francesa a esta tradicional sobremesa portuguesa ao aplicar a técnica brûlée ao arroz doce e criar uma camada de açúcar queimado sobre o arroz.

Experimente esta variação que trouxe ao arroz uma textura a mais, mas se preferir prepare a receita tradicional que é a mesma abaixo sem a camada de açúcar queimado sobre o doce.

Ingredientes


  • ½ xícara de arroz
  • 1 xícara de água
  • ½ xícara de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • ½ xícara de leite
  • 3 cravos
  • 1 canela em pau
  • O quanto baste de canela em pó
  • O quanto baste de açúcar cristal

  • Modo de Preparo


    Preparo do Arroz Doce
    Cozinhar o arroz com água, quando a água secar acrescente o leite de coco, o leite condensado, o leite, o cravo e a canela e cozinhe por mais alguns minutos até que o arroz fique cremoso.

    Neste ponto já está pronto seu arroz doce tradicional polvilhe canela em pó sobre ele e sirva ainda quente. Para preparar seu arroz doce brulée monte o arroz doce em pequenas cumbucas, coloque o açúcar cristal sobre o arroz e com o auxílio de um maçarico culinário derreta o açúcar fazendo uma leve camada de caramelo sobre seu arroz doce.


    Serve 6 pessoas

    Bom Apetite!






    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário