Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Como preparar marmitas para toda a semana

Escrito por Rodrigo Clasen

Marmitas


foto de marmita
foto de Pixabay

Nada como uma comida caseira para matar a fome. Na correria do dia a dia no trabalho, acabamos nos rendendo aos restaurantes por quilo ou aos lanches rápidos, que nem sempre são uma opção saudável e muito menos barata para quem trabalha todos os dias da semana.

Aderir às marmitas pode ser uma ótima opção para poupar um dinheirinho no fim do mês e para garantir uma vida mais saudável. Cozinhar em casa nos permite programar melhor o que vamos comer e até mesmo transformar as receitas mais básicas, como arroz, feijão e frango grelhado em um prato que seja a nossa cara. E se você souber como fazer purê de batata do jeito do Recepedia já tem um alimento de grande rendimento que pode ajudar a variar o cardápio durante a semana – massas e tortas também ajudam.

Confira abaixo algumas dicas que vão fazer você querer se render às marmitas:

Benefícios para a saúde (e para o bolso)

Mesmo com o alto preço dos alimentos no mercado, cozinhar ainda é a melhor opção para quem quer poupar dinheiro. É importante pensar nos benefícios da comida caseira: saber a procedência dos alimentos, como eles foram preparados e com que tempero.


foto de legumes
foto de Pixabay

Rapidez gourmet

Cozinhar não precisa ser um evento que toma conta de todo o seu tempo de folga. Programe seu fim de domingo para fazer a comida da semana toda ou, na hora de preparar o jantar, exagere nas porções para que a refeição renda para o dia seguinte. Complemente o cardápio com um item novo, como um legume ou uma salada, assim você não ficará enjoado de comer a mesma coisa por dois dias seguidos.
foto de batatas
foto de Stocksnap

O que levar?

Existem diversos pratos que podem render por uma semana toda. Arroz, feijão, frango, macarrão sem molho (adicione no dia em que for consumi-lo para não estragar), legumes cozidos e tortas são pratos que podem ser armazenados e que duram até o fim da semana. Planeje a marmita de cada dia e intercale os alimentos entre si. Uma dica é substituir carboidratos. Cansou de arroz? Se souber como fazer purê de batata em grandes quantidades vai ter porções para a semana toda.
foto de marmitex
foto de Pixabay

Como armazenar?

Cuidados com o armazenamento dos alimentos para que nada estrague até o fim da semana são essenciais. Mantenha-os na geladeira e certifique-se de que esperou esfriar para separá-los em potes. É também importante não misturar os alimentos antes de colocá-los na sua marmita. Existem diversas opções que separam cada alimento, especialmente porque alguns itens não devem ir ao micro-ondas (como as saladas e legumes que você deseja comer frios). Evite reaquecer um alimento mais de uma vez e certifique-se de levar as marmitas para o trabalho em pequenas bolsas térmicas.

Gostou das dicas? Confira mais receitas rápidas de acompanhamentos e complemente a sua marmita!




Assine Jantares a Dois por Email





Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

0 comentários :
Postar um comentário