Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

A importância de diversificar a alimentação

Escrito por Rodrigo Clasen

Diversificando a alimentação


foto de alimentos variados

Buscar uma alimentação saudável, mas que ao mesmo tempo seja prática e diversificada, tem sido um desafio e tanto para quem busca um estilo de vida melhor. Um regime mais restrito além de não suprir as necessidades nutricionais do nosso organismo acaba sendo mais difícil de ser seguido, pois se torna bastante tedioso, fazendo com que as pessoas desistam de suas dietas em um curto prazo.

Estipulando receitas semanais

Ao diversificar a sua alimentação você terá acesso a uma variedade maior de nutrientes e passará a desfrutar de novos sabores, o que tornará a hora de comer muito mais prazeirosa. Essa mudança deve começar na elaboração de um cardápio semanal com pelo menos 3 a 5 variações.

Não tem problema repetir alguns dias, mas você pode reaproveitar as sobras da refeição anterior para fazer algo diferente ou apenas incrementar com alguns ingredientes e temperos. O arroz do dia anterior pode virar bolinho, ou arroz de forno, já o feijão pode ser utilizado para fazer um tutu ou um feijão tropeiro, a carne moída, um molho à bolonhesa, o recheio de uma torta ou escondidinho e o peixe, um cuscuz de sardinha ou de atum!

Fazer isso te ajudará a ter uma alimentação mais disciplinada e variada. O processo de elaborar as receitas semanais é quando você deve se abrir a novas possibilidades, deixando de lado aquelas velhas combinações de sempre e optando por novos ingredientes e sabores, tendo sempre em mente que variar é o primeiro passo para ser saudável. Deve-se revezar as proteínas entre diferentes tipos de carnes, como o salmão ou a alcatra, além de ingerir alimentos dos outros grupos: cereais integrais, oleaginosas e leguminosas.

foto corredor de supermercado

Lista de compras

Ao elaborar todas as receitas que serão feitas durante a semana chegou a hora então de ir às compras. Ir ao supermercado sabendo do que exatamente você irá precisar é muito melhor, pois além de economizar por pegar apenas o necessário, você também não perde tempo procurando por produtos que talvez nem use.

Evite usar sempre as mesmas marcas e procure por ingredientes similares ou novos. Busque outros temperos além do sal, como ervas e especiarias. Também não vá ao mercado com fome, senão corre o risco de abusar das guloseimas, o que não é bom para seu corpo, nem bolso.

Ter uma alimentação saudável não significa comer as mesmas coisas todos os dias! Se abra para as novas possibilidades e aproveite ao máximo a grande variedade de ingredientes que temos à disposição. Tornar uma dieta interessante e diversificada implica em substituir os velhos hábitos por coisas novas, como um prato de cuscuz de sardinha – uma receita simples e nutritiva – e use a sua criatividade para criar outros pratos e combinações.

foto de verduras

Para mais informações sobre os valores nutricionais dos alimentos e as necessidades diárias de nutrientes do seu organismo, consulte um nutricionista.



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Sobre Rodrigo Clasen

Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

Em poucas palavras eu sou:

Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

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