Receitas para
seu Jantar a Dois
por Rodrigo Clasen.

Moqueca de cação a moda baiana

Escrito por Rodrigo Clasen

Moqueca a moda baiana sem coentro


foto da receita da moqueca de cação

Moqueca de peixe já é tradicional aqui em casa na sexta-feira santa, este ano não foi diferente, mas ela não precisa ser feita somente nesta data não, você pode preparar em qualquer época do ano.

Nossa versão de moqueca de peixe é mais parecida com a moqueca baiana, pois vai leite de coco e azeite de dendê, apesar de termos retirado o pimentão e o coentro que são típicos da moqueca baiana. Já a moqueca capixaba leva óleo de urucum e um molho a base de tomates em seu preparo, pode ser encontrada com ou sem coentro, mas não terá no seu preparo o azeite de dendê e o leite de coco.

Confira aí nossa receita!

Ingredientes


  • 1 kg de cação em postas
  • 10 tomates cortados em cubos
  • 8 cebolas grandes cortadas em cubos
  • 500 mL de caldo de camarão
  • 200 mL de leite de coco
  • Quanto baste de água
  • Azeite de dendê a gosto
  • Salsinha a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

  • Modo de Preparo


    Misture a cebola e o tomate.

    Tempere o peixe com sal e pimenta.

    Em uma panela, nós utilizamos panela de barro, disponha em camadas o peixe e a cebola e o tomate. Inicie com uma camada de cebola e tomate, coloque as postas do cação e cubra com o restante da cebola e do tomate.

    Adicione o caldo de camarão e o azeite de dendê, ligue em fogo alto, e deixe cozinhar. Quando começar a ferver deixe o peixe cozinhar, isso deve levar entre 15 e 20 minutos, após esse tempo retire o peixe e deixe o molho apurar, por mais 10 a 15 minutos. Se necessário acrescente água, pois você precisará de 1 L do molho para preparar o pirão de peixe e a moqueca de banana, nas próximas postagens traremos estas duas receitas.

    Passados os 15 minutos adicione o leite de coco, deixe ferver por mais 3 minutos, retorne o peixe para a panela, corrija o sal e a pimenta.

    Desligue o fogo, salpique com a salsinha picada e sirva acompanhado de arroz branco, pirão de peixe e moqueca de banana.

    foto moqueca de peixe

    Serve 6 pessoas
    Tempo total de preparo: 30 minutos

    Bom Apetite!



    Assine Jantares a Dois por Email





    Sobre Rodrigo Clasen

    Minha curiosidade na cozinha começou um pouco tarde. Quando saí de casa para estudar e morar sozinho. Minhas primeiras preparações foram orientadas por telefone e não fugiam muito do arroz e bife. Porém, mesmo assim, em alguns momentos eu me arriscava no uso de temperos e especiarias para “reinventar” o preparo.

    Hoje, alguns anos, muito estudo e preparos depois, posso admitir com toda a certeza que cozinhar é um hobby prazeroso, que me une mais a minha esposa, que me proporciona novas aventuras, conhecer novas pessoas e crescer como pessoa lendo, testando, escrevendo e compartilhando nossos momentos na cozinha, que nos fazem tão bem.

    Em poucas palavras eu sou:

    Publicitário, com atuação em marketing, e apaixonado por tudo que envolve a gastronomia.

    Apaixonado e Casado com a Carol, parceira de Jantares a Dois e de cozinha.

    0 comentários :
    Postar um comentário